quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ferro com calcário

A quantas de vocês já aconteceu estarem a passar a ferro e puf, começa a cair pedrinhas de calcário e água meio acastanhada?
A mim já, então resolvi pesquisar uma maneira barata de tratar do assunto e encontrei. ÁGUA + VINAGRE
O calcário acumulado pode entupir as saídas de vapor ou bloquear as zonas de aquecimento e prejudicar o desempenho do ferro de engomar, além de gastar mais energia desnecessária pois demora-se mais a passar a roupa.
Vou agora ensinar-vos uma técnica que pesquisei e que comigo resultou muito bem.

Encher o depósito com partes iguais de água e vinagre branco
Ligar o ferro até atingir a temperatura máxima e pressionar o botão de saída de vapor até esvaziar completamente o depósito (convém estar para baixo como se tivessem a passar para a água sair bem com a “porcaria”)
Sugiro que façam esta tarefa numa varanda ou janela aberta, a não ser que vos agrade o cheiro a vinagre dentro de casa.
Para que o ferro não fique com o odor do vinagre, repitam o processo todo utilizando apenas água.
No exterior limpar com vinagre e uma esponja ou escova suaves.

Depois passa água limpa para retirar resíduos de vinagre. Fica perfeito!
Resultado, ferro limpinho e sem calcário.

O meu tava tão sujinho que tive de repetir o processo 3 vezes, já não sentia o braço, nem os dedos, nada, além de que o vento não ajudava nada, fazendo o fumo vir para dentro e ardiam-me os olhos e os pulmões como tudo…logo, não o façam com vento.

Conhecem outra forma de retira o calcário do ferro de engomar?

Beijocas e até breve
Cleo

1 comentário:

  1. O vinagre é o amigos das donas de casa "pobres" Lol! estou a brincar.
    Eu uso para tanta coisa, para isso como dizes para limpar as torneiras do wc, agora vou ter de fazer uma coisa identica ao chuveiro, coloco vinagre num saco e deixo de um dia para o outro com o chuveiro lá dentro. O meu estã todo branco. Tbm uso para lavar os vidros diluido em água. O cheiro depois de seco sai.

    ResponderEliminar